quarta-feira, 6 de março de 2013


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 
Mateus 11:28-30

Imagine que você entre amigos caminhando à praia e, durante a descida da serra, surge forte neblina que dificulta imensamente a visibilidade.
Neste momento, você, que não consegue ver mais nada ao seu redor, sente apenas que está fluindo pelo percurso da estrada, seu senso de localização fica comprometido e você pensa em parar, mas não vê um ponto seguro e também não consegue ver quem o segue atrás.
Daí seu nível de estresse aumenta, seus amigos aparecem e desaparecem no meio da neblina.... e você se sente só...
Falta-lhe um foco...um guia seguro à sua frente, para prosseguir com segurança....
Em muitos momentos da minha vida, foi assim que me senti.
Talvez você também se identifique em seu passado, ou atualmente, com essa situação de dificuldade para prosseguir... como se houvesse grande peso sob seus ombros.
A desorientação, a insegurança, não ter certeza para onde efetivamente sua vida vai caminhando, a insegurança vinda das pessoas à sua volta, muitos desses elementos rondam ou já rondaram sua vida pessoal, e eles repercutem em nossa vida emocional por meio do estresse, do cansaço e da opressão.
Talvez o melhor remédio seja buscar o jugo leve de Jesus – composto por seus ensinamentos básicos – a fim de caminhar com mais segurança e leveza.
No caso da descida à praia, descrito no início deste texto, a insegurança é extirpada e a leveza do passeio devolvida aos motoristas por meio de uma técnica simples: o agrupamento de carros antes dos pedágios, para que andem em comboio e em velocidade reduzida, para que um veja o outro e assim o medo e o desconforto da viagem acabe.
No caso das nossas vidas, os ensinos básicos de Jesus representam nossa técnica de atravessar os emaranhados de idéias e situações que surgem no dia-a-dia, sem prejudicar o equilíbrio e os resultados de nossa encarnação.
E tais ensinos sustentam a necessidade de viver o dia de hoje com intensidade, sem perder de vista o real sentido da existência na Terra. Viver com equilíbrio e apresentando resultados evolutivos, tanto na esfera material como na esfera moral.
Para tanto, é preciso programar os dias futuros e dividir as principais tarefas de construção pessoal e espiritual em pequenas tarefas menores, com execução diária ou semanal, vez que nada se constrói de um dia para outro, tampouco sem o concurso do esforço pessoal constante.
Lembre-se, meu caro amigo e amiga, sempre nos chegou aos ouvidos a história da “programação da encarnação”, que é feita antes de iniciarmos nossa jornada na vida material.
Para quem quer saber mais, leia o Livro dos Espíritos. Vejamos o que ele nos diz sobre isso:

Objetivo da encarnação
132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição.
Para uns, é sofrimento; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que experimentar todas as dificuldades da existência corporal: nisso é que está o sofrimento. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento (um corpo), a fim de aí cumprir as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”

.....
Prelúdio da volta
330. Sabem os Espíritos em que época reencarnarão?
“Pressentem-na, como sucede ao cego que se aproxima do fogo. Sabem que têm de retomar um corpo, como sabeis que tendes de morrer um dia, mas ignoram quando isso se dará.”

....

335. Cabe ao Espírito a escolha do corpo em que encarne, ou somente a do gênero de vida que lhe sirva de prova?
“Pode também escolher o corpo, porquanto as imperfeições que este apresente ainda serão, para o Espírito, provas que lhe auxiliarão o progresso, se vencer os obstáculos que lhe oponha. Nem sempre, porém, lhe é permitida a escolha do seu invólucro corpóreo; mas, simplesmente, a faculdade de pedir que seja tal ou qual.”

340. É solene para o Espírito o instante da sua encarnação? Pratica ele esse ato
considerando-o grande e importante?
“Procede como o viajante que embarca para uma travessia perigosa e que não sabe se encontrará ou não a morte nas ondas que se decide a afrontar.”
O viajante que embarca sabe a que perigo se lança, mas não sabe se naufragará. O mesmo se dá com o Espírito: conhece o gênero das provas a que se submete, mas não sabe se sucumbirá.
Assim como, para o Espírito, a morte do corpo é uma espécie de renascimento, a reencarnação é uma espécie de morte, ou antes, de exílio, de clausura. Ele deixa o mundo dos Espíritos pelo mundo corporal, como o homem deixa este mundo por aquele. Sabe que reencarnará, como o homem sabe que morrerá. Mas, como este com relação à morte, o Espírito só no instante supremo, quando chegou o momento predestinado, tem consciência de que vai reencarnar.

......

Porém , ainda que tenhamos escolhido o gênero de provas e até o corpo material, por meio de atenta programação no plano espiritual, ao chegarmos aqui, simplesmente desconsideramos todas as conversas sobre o tema organização e programação de vida com a seguinte frase: ihhhh lá.... vem esse cara falando de programação ! Deixa a vida me levar!!! Vida leva eu!!!
A reencarnação é um momento muito especial para nossa evolução.
Não desperdiçe seu tempo com urgências e coisa menores, tornando-se sobrecarregado, cansado e oprimido, e deixando o essencial: sua evolução e seu equilíbrio de lado.

Tenha uma programação de vida. Escolha seus objetivos.

Então, mãos à obra!

O primeiro passo é colocar as idéias no papel.
Isso permite eliminar o nevoeiro de pensamentos que surge na cabeça. Veja: nenhuma idéia se materializa se apenas ficar na cabeça... é preciso, em primeiro lugar, tirá-la da cabeça e o primeiro passo é colocar no papel.

Então, pegue papel e escreva, sem censura, tudo o que lhe vier à cabeça.Não pare até ter a mente esvaziada.

Depois, Faça duas colunas  numa folha de papel. Uma coluna reunirá as idéias de vida material e na outra, as idéias de vida espiritual.
Selecione as ideias que você colocou no papel em idéias de equilíbrio e idéias de vida material (relacionadas com o TER, exemplo, falar idioma, completar um curso, iniciar um curso, dinheiro, viajar, adquirir bens, evolução profissional, emprego novo) e idéias de vida espiritual (relacionadas com o SER, exemplo,  fazer exercícios, melhorar saúde, parar de fumar, desenvolver lado espiritual, melhorar relacionamento com alguem, buscar um relacionamento, melhorar autoestima, emagrecer, etc).
E vá preenchendo as colunas....

Agora, vamos priorizar... quem tenta fazer tudo não faz nada e, por isso, essa técnica dá clareza porque todas essas idéias misturadas na cabeça apenas produzem uma coisa... inatividade e boa intenção e dessa última aqui – boa intenção – a zona mais baixa do plano espiritual está lotada....
Assim, priorize suas idéias de vida material e espiritual com base na sua necessidade, viabilidade e paixão criando uma outra tabela.

IDEIA
Necess.(0-3)
Viabilid(0-2)
Paixão(0-1)
Total











Insira a idéia no primeiro campo e depois responda, atribuindo pontos conforme os critérios:
Necessidade: A ideia é extremamente necessária para sua vida? Conseguirá viver feliz sem essa idéia? Responda indicando pontos de 0 a 3 conforme o grau de importância.
Viabilidade: A idéia é viável (executável nesse momento de sua vida)? Responda indicando pontos de 0 a 2 conforme o grau de execução neste momento atual.
Paixão: Você está apaixonado a ponto de querer se dedicar a sua idéia?  Responda indicando pontos de 0 a 1 conforme o grau de paixão.

Agora separe as 5 idéias com maior pontuação.

Destas cinco, selecione com calma aquelas que acha que realmente ajudariam sua vida a ter mais resultados e equilíbrio.... pode ser apenas uma. Visualize a idéia concluída e o resultado dela na sua vida.

Isso não significa que abandonará as outras, num outro momento oportuno você poderá retornar a elas, quando concluir esta ou estas que selecionou de primeira.

Bem, agora com as idéias selecionadas, passe a especificá-las...isto é...deixar ela mais clara, com mais detalhes porque clareza é poder. Quem sabe o que quer tem mais chances de realmente executar.

Depois, vem a fase mais difícil.
O que faz a idéia acontecer é dividi-la em muitas tarefas, muitas mesmo...e tarefas executáveis (específicas, de curta duração, e que nos permitem logo ver o resultado).
Então, passe a dividir a idéia em várias tarefas necessárias para realizá-la...veja... não seja amplo....é preciso criar pequenas tarefas executáveis em curto prazo e que logo permitam você ver o resultado daquela ação... é isso que o deixará motivado.
Não se preocupe com o tamanho da lista de tarefas que, normalmente, costuma ter 30, ou mais, itens a executar.

Depois deste esforço, cabe a você distribuir em sua agenda diária e se comprometer a realizar o programa feito.

Por derradeiro, deixo um recado às mães e pais: você os ensinou a programar a vida deles do método? Assim como também os ensinou a comer, vestir-se ou fazer qualquer outra atividade diária? Aproveite a oportunidade e distribua a seus filhos esta mensagem.
Instruir é um verbo mais efetivo do que reclamar, repreender, gritar e impor.
Aproveite o início do ano e começe o que você nunca fez aqui na Terra: continue a sua programação e seja feliz!.

Paz a todos.

Ramatís

Nenhum comentário:

Postar um comentário