CURSO DE AUTOCONHECIMENTO

A REFORMA ÍNTIMA NÃO COMEÇA PELA AUTOCRÍTICA, MAS PELA AUTO-VALORIZAÇÃO


A sua vida é o momento PRESENTE e ele é o único que você tem controle total!!!

Viva o presente e pense positivamente!Pensar positivamente renova as suas energias.

Aqui estão alguns pensamentos para você cultivar várias vezes ao dia. Escolha um de cada grupo e troque-os sempre.

RELACIONAMENTOS/FAMILIA/AMIGOS

 

Meu coração está aberto. Estou rodeado de amor

Recebo todo esse amor que me envolver


Tudo está bem em minha vida 
Só atraio relacionamentos saudáveis,sólidos e amorosos

 

Bem no centro do meu ser há uma fonte infinita de amor


 

AUTO-ESTIMA

 

Sou filho de Deus criador do Universo de bondade e poder infinitos.

 

Liberto-me da necessidade de luta e sofrimento.

Eu mereço tudo o que é bom.

 

TRABALHO

 

Mereço ter sucesso na carreira.

 

O emprego perfeito está à minha procura e cada vez mais próximo de mim.

 

Portas maravilhosas se abrem para mim o tempo todo

 

Tenho sucesso em tudo o que faço.


PROSPERIDADE

 

Eu prospero em tudo o que faço

 

A vida satisfaz todas as minhas necessidades no momento e hora certos.

 

Eu confio na vida

Ajudo os outros a se tornarem prósperos. E a vida me retribui de formas extraordinárias

 

SAÚDE

 

Faço escolhas saudáveis. Eu me respeito.

 

Meus pensamentos positivos ajudam a tornar meu corpo saudável

 

Aceito uma saúde perfeita agora

 

ESTUDOS/CONCURSOS/VESTIBULARES

 

Meu potencial é ilimitado

 

Cada dia que passa os conhecimentos adquiridos são relembrados com mais facilidade e clareza

 

Estou em segurança e me realizo em tudo o que faço


 

TRABALHO ESPIRITUAL/CARITATIVO

 

Minha palavras e minhas mãos são instrumentos poderosos de cura

____________________________________________________
__________________________________________________

PODER DA GRATIDÃO

 
Se depender de outras pessoas para se realizar, você nunca se sentirá verdadeiramente realizado. Se sua felicidade vier do dinheiro, ou de qualquer outra coisa ou pessoa, nunca ficará feliz com você mesmo. Fique contente com o que tem; alegre-se com as coisas como são. Quando compreender que nada está faltando o mundo inteiro será seu. (LAO TZU, filósofo chinês, Séc. VII, a. C, a ele é atribuído o fundamento do Taoísmo)


Não sabe por onde começar? ou recomeçar?...talvez esteja paralisado no desespero ou na aflição dos desejos momentâneos não correspondidos... ou talvez nem sabe para onde ir? Então, procure a única magia que o colocará, novamente, nos trilhos da macha evolutiva com o Criador.
E o que seria? a atitude de gratidão.

A gratidão cria felicidade porque faz com que nos sintamos plenos, completos. Ela é o primeiro ato que toda a criatura deve cultivar.
E como agradecer? Pela simples recordação das dádivas que recebeu da vida e das pessoas que estão, ou já estiveram, em sua existência. A gratidão é uma espécie de oração, muito mais gostosa de se fazer, diga-se de passagem, porque provoca um transbordamento do seu coração, dos seus sentimentos, e com ela somos infinitamente abençoados: lá no passado, quando recebemos a coisa e, agora, e sempre, quando nos lembrarmos de tê-la recebido.
Agradecer, além de criar o sentimento de completude, isto é, de que temos, agora, em nossas vidas tudo aquilo de que precisamos para o presente, também ela nos traz estabilidade porque com o exercício dela nós mantemos conosco as vibrações das coisas e pessoas que são importantes.

Infelizmente, não aproveitamos desse recurso, e passamos grande parte do tempo catalogando nossos prejuízos, nossas falhas, nossas culpas, as ofensas recebidas, em resumo, sabemos com detalhes os contornos de nossa suposta infelicidade.
Veja a criança quando aprende a andar. Ela tenta e cai..mas ao cair não fica com raiva do chão ou fica com medo dele..apenas registra o tombo e a dor mas logo após tenta novamente como se nada houvesse acontecido. E de tanto tentar a acaba por dominar a marcha. E nós? Ao primeiro tombo ficamos com medo daquilo que especificamente nos afetou e daí constantemente choramos (lamentamos) e nos afastamos. Ficamos cristalizados no momento ruim que,aliás, passou ao invés de agradecermos as oportunidades que a vida nos dá, com estes tombos, de nos tornar mais experientes e maduros na vida.


Corações gratos olham para o passado com reconhecimento e honra. Corações ingratos usam a dor e o sofrimento como uma espécie de troféu: Usam as feridas para justificar seu fracasso, a ausência de entusiasmo com a vida e sua preguiça. Corações sem gratidão, atraem miséria e pobreza, infortúnio e tristeza(embora com dinheiro suas vidas são secas e áridas). Sua leitura negativista da vida será usada para justificar a realidade de seu insucesso.


Práticas de gratidão:
Pare alguns minutos e pense em algum acontecimento feliz de sua vida, mesmo que tenha se passado há 10, 20 ou 40 anos. Vivencie-o de novo: veja a cena, ouça os sons que estavam à sua volta, perceba as sensações. O que ele desperta? A gratidão faz parte do sentimento? O que aconteceu para provocar gratidão?
Comece com um telefonema para uma pessoa que revelou cuidado por você. Talvez você possa ampliar isto enviando um cartão, um pequeno presente, um buquê de flores

Que tal se você orasse hoje? (prática possivelmente esquecida), mas de uma forma diferente: diga a Deus que gostaria de agradecê-lo por tudo que você tem? Afinal, ser agradecido faz todas as coisas melhores.


Para saber mais:
Livro: O Poder da Gratidão – M. J. Ryan – Ed. Sextante.

________________________________________________
____________________________________